10 SINTOMAS DA DEPRESSÃO QUE DEVEMOS PRESTAR BASTANTE ATENÇAO

O fim de um relacionamento, prejuízos econômicos diversos, morte ou doença na família, desemprego por longos períodos de tempo, abandono. Todos esses reveses podem desencadear processos depressivos.

De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram de depressão. Cansaço, falta de vontade de fazer coisas que antes davam prazer e alterações de humor estão entre os sintomas iniciais da depressão que surge muitas vezes, de forma lenta e gradual, causando sofrimento, incapacidade de interação e para o trabalho.

No pior dos cenários a doença pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Observar e perceber os sintomas da depressão em você ou em alguém de seu convívio, pode ajudar e muito, no processo de cura. Dentre os principais sintomas pode-se destacar:

1- Tristeza profunda ou sensação de vazio constante
2- Cansaço frequente
3- Dor de cabeça
4- Falta de vontade de fazer coisas que antes davam prazer
5- Irritabilidade
6- Perda de apetite
7- Perturbações do sono
8- Falta de concentração
9- Abuso de drogas e álcool
10- Pensamentos suicidas

Ao perceber qualquer dos sintomas da depressão a pessoa deve procurar ajuda ´de amigos ou de um profissional de saúde.
Fotos: Divulgação

O que você pode fazer se estiver se sentindo para baixo ou acha que pode estar deprimido(a)?
– Converse com alguém em quem você confie sobre seus sentimentos.
– Procure ajuda. Pode começar pelo seu profissional de saúde ou médico local.
– Mantenha contato com familiares e amigos.
– Faça exercícios regularmente, pode começar por uma caminhada.
– Mantenha hábitos alimentares e de sono regulares.
– Evite ou restrinja a ingestão de álcool e abstenha-se de usar drogas ilícitas; estas podem piorar a depressão.
– Continue fazendo coisas que você sempre gostou, mesmo que não esteja com vontade.
– Fique atento aos pensamentos negativos persistentes e à autocrítica. Substitua-os por pensamentos positivos.
– Comemore suas conquistas.
Lembre-se: a depressão tem cura. Ao perceber qualquer desses sintomas, procure um médico de sua confiança.

Fontes: Ministério da Saúde, Organização Pan Americana de Saúde- OPAS