Notícias

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados

O uso do protetor solar ao lado da ingestão de líquidos e alimentos saudáveis protegem a pele contra doenças como micoses, brotoejas e o câncer de pele.

Robson Valentim

O verão brasileiro começa oficialmente no dia 22 de dezembro de 2019, à 01h19 min. Tempo bom para praticar esportes ao livre, viajar, passear mais ou apenas de curtir aquele sol e pegar uma cor, certo? Certo! Mas, para que isso ocorra de forma segura e evitar doenças típicas da estação como micoses, brotoejas e o temido câncer de pele, é preciso tomar algumas precauções:

Chapéus, bonés e roupas de algodão são uma boa pedida para proteger a pele do sol no verão.

→ Não fique apenas no filtro solar. Chapéu, boné e roupas de algodão bloqueiam a maior parte dos raios UV. Roupas de tecidos sintéticos como nylon bloqueiam apenas 30%. 

→ Evite exposição ao sol nos horários entre 10h e 16h.

→ Use óculos de sol. Eles previnem catarata e outras lesões oculares.

→Intensifique o uso do protetor solar. Aplique-o diariamente, 30 minutos antes de sair para que o produto possa ser absorvido pela pele. Reaplique a cada duas horas. Em crianças, o uso do protetor é indicado a partir do seis meses. Consulte seu pediatra ou dermatologista para saber o mais recomendado. 

Óculos de sol com proteção UVA e UVB previnem catarata e demais lesões oculares.

→Consuma alimentos como a beterraba, cenoura, maçã, abóbora e maçã que podem ajudar na prevenção aos danos causados pelo sol. Eles contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante.

→Consuma carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos.Eles hidratam a pele, previnem doenças e adiam os sinais do envelhecimento.

Frutas, sucos de frutas e alimentos crus ou cozidos ajudam a hidratar a pele.

→Tome banho com água morna ou fria para evitar o ressecamento da pele

→ Use e abuse de líquidos. Tome bastante água, água de coco e sucos de frutas. Aplique hidratante na pele todos os dias. O produto ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.


→ Pessoas negras, assim como as pessoas de pele clara, também estão sujeitas à queimaduras, câncer de pele e outros problemas. Portanto, também precisam usar filtro solar, roupas e acessórios adequados. No mais, siga as dicas e aproveite bem o verão!


Notícias