Notícias

PESQUISA DA USP REVELA BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA VACINADOS CONTRA COVID

Pessoas que praticam atividades físicas têm  40% mais chances de apresentar anticorpos após a vacinação em relação às sedentárias.

Robson Valentim/ Da Redação

Com a chegada do verão, vem também as férias e os planos de abandonar velhos hábitos. Aquela promessa de evitar ou reduzir o consumo de doces, se alimentar melhor e incluir a atividade física como filosofia de vida. E nesses tempos de pandemia , a ciência dá mais um incentivo para que a prática de exercícios físicos entre de vez na vida de pessoas que desejam adotar hábitos saudáveis nesse início de ano. 

Uma pesquisa da USP – Universidade de São Paulo, revelou que a prática de atividade física contribui para aumentar e/ou manter os anticorpos de quem se vacinou contra a covid.

Os pesquisadores  acompanharam pessoas com sistema imunológico comprometido e que tomaram as duas doses da vacina Coronavac. Elas praticavam exercícios por pelo menos duas horas e meia  semanais  e não ficavam mais de oito horas sentadas ou deitadas. 

Exercícios físicos ao ar livre dispensam materiais caros ou gastos com academia.

Ainda de acordo com a pesquisa, as chances de apresentar anticorpos após a vacinação são maiores em até 40% nas pessoas que praticam atividade física em relação às sedentárias. O mesmo ocorre em relação à persistência desses anticorpos no organismo ao longo do tempo. Pessoas que possuem o hábito de fazer exercícios regulares têm uma chance até 50% maior do que as pessoas inativas de apresentarem anticorpos contra o coronavírus até seis meses após a vacinação. 

E, para quem deseja começar a praticar alguma atividade física, não custa lembrar, é preciso apenas boa vontade. Nada de gastar com materiais esportivos caros ou academia,  se a pessoa assim preferir. Exercícios ao ar livre são uma boa opção. E, assim, a rua pode ser a primeira academia. Caminhar é um dos exercícios mais naturais que fazemos ao longo da vida e seus benefícios à saúde são enormes. Previne problemas cardíacos, auxilia na redução de peso, melhora a capacidade respiratória, entre outras vantagens. 

Mas, para que a caminhada de fato entregue os benefícios à saúde deve-se considerar alguns fatores como duração, intensidade e frequência dos exercícios. O esforço ou a intensidade deve ser entre 51% e 85% da capacidade do indivíduo. Já  a frequencia e a duração devem correponder ao sexo, peso e idade do praticante. E, lembre-se de, antes de começar a fazer exercícios físicos, procure fazer uma avaliação com um médico. 


Notícias