CAMPANHA MUNDIAL ALERTA AS PESSOAS SOBRE O DIABETES

Doença crônica e silenciosa, o diabetes atinge cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil. A melhor forma de prevenção se dá por meio da prática regular de atividade física, alimentação saudável, além de evitar o consumo de álcool e outras drogas. Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes.

Da redação/ Robson Valentim

Com o fim de outubro chega o Novembro Azul, uma campanha mundial para alertar e prevenir as pessoas sobre o diabetes. Uma doença que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atinge cerca de 15 milhões de pessoas no país. O que representa cerca de 7% da população nacional.

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente ou ainda a má absorção da insulina, o hormônio que regula a glicose no sangue, quebrando as moléculas de açúcar transformando-a em energia para a manutenção das células do nosso corpo. O aumento das taxas de açúcar no sangue (glicemia) pode acarretar complicações no coração, nas artérias, nos olhos , nos rins e nervos. E, em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Diabetes Tipo 1
Ocorre quando o sistema imunológico ataca as células beta, responsáveis pela produção da insulina no organismo. O que pode diminuir ou acabar com a liberação da insulina no corpo. O diabetes tipo 1 corresponde a cerca de 10% das pessoas com a doença. O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou na adolescência, podendo ser diagnosticado em adultos também. O tratamento se dá a base insulina, reeducação alimentar e prática de atividade física regular. Os principais sintomas são:
– Fome frequente;
– Sede constante;
– Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
– Perda de peso;
– Fraqueza;
– Fadiga;
– Mudanças de humor;
– Náusea e vômito.

O tratamento do Diabetes Tipo 1 se dá a base insulina, reeducação alimentar e prática de atividade física regular.

Diabetes Tipo 2
É a forma mais comum da doença sendo encontrada em 90% dos casos. A doença se manifesta geralmente em adultos, o que não exclui o aparecimento também em crianças. No quadro de diabetes Tipo 2 o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou ainda produz insulina insuficiente para controlar as taxas de glicemia (níveis de açúcar) no sangue. Dependendo da gravidade pode ser controlado apenas com atividade física e reeducação alimentar. Em outros casos, pode-se recorrer à insulina ou medicamentos. Entre os principais sintomas, podemos destacar:
– Fome frequente;
– Sede constante;
– Formigamento nos pés e mãos;
– Vontade de urinar diversas vezes;
– Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
– Feridas que demoram para cicatrizar;
– Visão embaçada.

Essas são as formas mais comuns da doença, mas ainda há outros tipos. Algumas pessoas diagnosticadas com o diabetes tipo 2, desenvolvem um processo autoimune que resulta na perda das células betas do pâncreas. É o chamado Diabetes Latente Autoimune do Adulto. E, há ainda o diabetes gestacional, um estado temporário que ocorre durante a gravidez.

Em todos os casos, reeducação alimentar, exercícios físicos regulares, acompanhamento médico e uma atitude pró-ativa e otimista em relação à doença são fundamentais. A atividade física faz com que o organismo use o açúcar do sangue como energia numa velocidade maior, reduzindo as taxas de glicemia.
Outra boa notícia é que a prática de atividade física não precisa necessariamente ser feita numa academia. Exercícios ao ar livre, como corridas, caminhadas ou passeios de bicicleta são ótimas opções.

Para se prevenir do diabetes valem, basicamente, as mesmas indicações. Reeducação alimentar, atividade física regular e visitas regulares ao médico para exames de rotina.