Notícias

ALERGIAS ATINGEM CERCA DE 30% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as alergias acometem aproximadamente 30% da população brasileira. Cerca de 20% das crianças e adolescentes no país sofrem com rinites e asmas alérgicas.

Robson Valentim

Quem tem mais de 30 anos, certamente se lembrará da emocionante cena do choro de Vada ao saber da morte do amigo Thomas,  vivido pelo astro mirim Macaulay Culkin, morto por picadas de abelha, no filme Meu Primeiro Amor. A produção de 1997, que marcou toda uma época ao debater as perdas vividas na infância, nos mostra uma morte que foi provocada por alergia a veneno de insetos.

E hoje, dia 8 de julho, é o Dia Mundial da Alergia, doença que de acordo com a Organização Mundial da Saúde atinge 30% da população brasileira. A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância e as  formas de tratamento da doença que em certos casos, como o mostrado no filme, pode sim  levar a morte.

O veneno de abelhas, formigas e vespas pode provocar alergias em pessoas predispostas. Quadros de hipersensibilidade severa podem levar a morte.

Além de venenos de insetos, como abelhas, formigas e vespas; alimentos como amendoim, frutos do mar, clara de ovo, leite de vaca e até agentes ambientais que a princípio não ofereceriam riscos aos humanos, como os ácaros, também podem provocar alergias. 

A alergia é caracterizada como uma reação de defesa do corpo frente a agentes ambientais, alimentos e medicamentos que, a princípio não deveriam fazer mal ao organismo. Dentre as alergias, as mais comuns são as rinites e as amas alérgicas que, atualmente, atingem cerca de 20% da população infantil e adolescente do Brasil. 

Atenção! Você deve procurar atendimento médico, nos seguintes casos:

  • Ao perceber vermelhidão, inchaços e outras lesões na pele;
  • ao sentir a boca e/ou a garganta irritados;
  • tosse persistente e contínua;
  • queda repentina da pressão arterial.



Notícias