Câncer de Próstata – Chega a vez dos homens com o Novembro Azul

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia estimam que a doença atinja 68 mil brasileiros esse ano.

Junto com o mês de novembro, chega também mais um Novembro Azul, a campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, doença que é a segunda maior causa de morte  por câncer entre os homens.

Tendo como tema “Seja herói da sua saúde”, a campanha encabeçada pela Sociedade Brasileira de Urologia traz como padrinhos o Chef e apresentador do programa Master Chef Henrique fogaça e o ex-jogador Zico. A ideia é, além do foco no câncer de próstata, incentivar o homem a cuidar da saúde e a fazer exames que podem prevenir também outras doenças.

“ A ideia da campanha é aproveitar essa ida ao urologista para  que possamos olhar o paciente como um todo. Antes de urologistas, somos médicos. Numa consulta, perguntamos sobre como anda o coração, se o paciente já fez rastreamento para câncer de intestino, que é muito comum entre os homens, se faz acompanhamento com cardiologista e também encaminhamos para os exames de prevenção e rotina necessários, de acordo com a idade”, afirma Dr Breno Diniz Nogueira, Urologista da CLÍNICA GUADALUPE, Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e professor da Faculdade de Medicina da FASEH.

Dr Breno Diniz Nogueira, Urologista da CLÍNICA GUADALUPE, Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Mestre em Medicina pela UFMG e Professor da Faculdade de Medicina da FASEH.

De acordo com o médico, a pouca presença do homem nos consultórios contribui, e muito, para a desinformação em relação a doença. Poucos sabem, por exemplo, o que é próstata e qual a sua função no corpo do homem. “A próstata é uma glândula que todos os homens possuem e que tem a função de produzir o líquido prostático, que faz parte da secreção que é ejaculada pelo homem. Além disso, a próstata participa do trato urinário: parte da uretra passa dentro da próstata. Ou seja, a próstata é um órgão relacionado aos sistemas reprodutor e urinário do homem”, esclarece o urologista.

Os números em relação a doença são preocupantes. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que cerca de 3 milhões de homens vivem com a doença no Brasil. “A incidência do câncer de próstata no país é extremamente alta. Para esse ano, estima-se que  teremos mais de 60 mil casos da doença no Brasil. Por isso, é fundamental o exame de rotina para que se possa fazer o diagnóstico da doença ainda na fase inicial. Quando é possível fazer o diagnóstico precoce da doença, as chances de cura sobem para mais de 90%, ou seja, uma taxa extremamente elevada. Por outro lado, sem a prevenção, o diagnóstico sendo tardio, as chances de cura praticamente inexistem. O melhor é prevenir.”

Um dos obstáculos à prevenção é o preconceito dos homens do toque retal, exame que, aliado à outros, ajudam a diagnosticar o câncer de próstata. Muitos dizem ter medo do exame. E esse medo tem afastado muitos homens dos consultórios. Pesquisa conjunta entre a Revista Saúde e o Instituto Lado a Lado pela Vida, feita em agosto, revela que 59% dos homens não costumam ir ao urologista.

Outro assunto que provoca muita controvérsia referem-se aos exames preventivos. Dr Breno, urologista da CLÍNICA GUADALUPE esclarece, de forma bem simples, essa dúvida. “A partir dos 40 anos é indicado que o homem comece a fazer o PSA que é um exame de sangue que identifica essa substância que está relacionada, entre outras coisas, ao câncer de próstata. Quem tem histórico de câncer de próstata na família, começa o exame de toque a partir dos 45 anos e quem não tem histórico de câncer de próstata na família, começa a fazer o exame de toque a partir dos 50 anos.”

A adoção de hábitos saudáveis e a mudança de estilo de vida também são importantes aliados no combate ao câncer de próstata. “Não fumar, praticar exercícios regularmente, controlar o peso, evitar a obesidade e visitar o médico regularmente resumem de forma bem direta o que é preciso fazer para evitar a doença”, conclui o médico.