Notícias

Setembro Amarelo, tempo de solidariedade e de valorização da vida

A cada três segundos uma pessoa tenta tirar a própria vida. As pessoas mais vulneráveis são aquelas que já possuem histórico de tentativas e as que foram acometidas por doenças psiquiátricas.

Lorena Barcala Reis – Médica – CRMMG – 54368

Dra Lorena Barcala Reis, Médica da CLÌNICA GUADALUPE

Setembro foi o mês escolhido para ênfase na campanha de prevenção ao suicídio, que ocorre durante todo o ano.

Optou-se por setembro pelo fato de que no dia 10 de setembro é comemorado o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Já a cor amarela, foi escolhida por se tratar da cor do carro Mustang, de propriedade de jovem norte-americano que suicidou em 1994. Na época, pessoas próximas ao rapaz distribuíram mensagens acolhedoras e fitas amarelas às pessoas que também padeciam de sofrimento. Por isso, a fita nesta cor é o símbolo da campanha, que busca orientar a população para se evitar o auto-extermínio.

O número de suicídios vem crescendo e a cada 3 segundos uma pessoa tenta tirar a própria vida.

As pessoas mais vulneráveis às tentativas de morte são aquelas que já possuem o histórico de tentativas ou que possuem doenças psiquiátricas (como depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e transtornos de personalidade), além daquelas que fazem uso de substâncias lícitas ou ilícitas (como maconha, álcool e cocaína, dentre outras), ou que tenham doenças graves como câncer e aids e estão em situação de desesperança.

Indivíduos submetidos às condições estressoras também são vulneráveis, como morte recente de pessoa querida, perda de emprego, dificuldades ou término de relacionamento.

É importante prestar atenção. Muitas vezes existem indícios de planejamento de morte, como elaboração de cartas e comportamentos de despedidas.

Portanto, uma vez que se identifique pessoa que precise de ajuda, ela deverá ser direcionada para tratamento no serviço de saúde, que permitirá escuta qualificada e adequado manejo clínico.


Notícias