Notícias

Novembro Azul, nós apoiamos esta causa!

O Novembro Azul foi um movimento que surgiu na Austrália, em 2003, em consonância com as comemorações do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Assim, no Brasil, adotamos a campanha como uma forma de conscientização, e com o objetivo principal de reduzir o preconceito masculino de comparecer ao médico e cuidar da sua saúde no geral, mas sempre com um enfoque de que, quando necessário, realizar o exame de toque retal, que e o método mais eficaz de identificação de qualquer tipo de alteração.

Dr. Breno Diniz Nogueira Urologista

O médico urologista, além de ser o responsável pelo cuidado com o sistema urinário de homens e mulheres, também é encarregado de diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao sistema reprodutor masculino. Assim, o Novembro Azul reforça a importância do acompanhamento desse especialista na saúde do homem e, principalmente, para a prevenção do câncer de próstata.

De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 35 morrerá da doença. Ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino.

Para a sua prevenção, a maioria dos urologistas indica a realização do exame de toque a partir dos 50 anos para aqueles que não tem histórico familiar, e para aqueles que têm algum parente de primeiro grau que já foram afetados pela doença, a partir dos 40 anos. Além de manter sempre uma rotina saudável, com a prática de exercícios físicos e alimentação saudável.

Vale reforçar, para homens e mulheres, que a nossa saúde é o que temos de mais precioso e cabe a nós sempre zelarmos por ela.

 


Notícias